Pérolas da Aviação

Trabalhar num aeroporto é algo, no mínimo, curioso. É lidar com pressão de horários, passageiros estressados, trocas de turnos agitadas, escalas de trabalho loucas e muita, mas muita, gente maluca. Claro que, para não sucumbir, pois afinal são 10 anos nessa vida, procuro fazer minha pesquisa antropológica básica, sem jamais esquecer da limonada feita com os limões azedos que encontramos no meio do caminho, no dia-a-dia. Afinal, a gente ganha pouco, mas se diverte! Portanto recline o encosto de seu assento e sinta-se à vontade aqui no nosso Pérolas da Aviação. Aperte os cintos e... voe alto!



terça-feira, 13 de julho de 2010

Pérolas da Aviação


Chega o passageiro: - Qual é o próximo vôo? [e silêncio. O passageiro te olha com muita ansiedade e, às vezes, até desespero, pois afinal, está atrasadíssimo. É a hora em que você, com cara de paisagem responde "para onde?". Treinamento mediúnico não recebemos.]


- Quanto custa a passagem?
(Tudo bem, mas... para onde?)


Ele vem cheio de graça, sorrindo, abre o paletó, com até uma certa ginga, tira do bolso, sorrindo, o ticket: de uma OUTRA companhia aérea! A gente explica que é no outro balcão e ele vai... No balcão ERRADO de novo!!! E vai lá, cheio de graça, sorrindo, abre o paletó...


Chega aquele ator global e se recusa a mostrar a carteira de identidade: - Olha pra mim‼ Eu sou uma pessoa pública, minha filha‼ Dispenso identificação‼ (Sim. Eu já ouvi isso.)


- Você tem certeza de que o preço da passagem é esse? (Não, estou inventando! O sistema de vendas aqui me diz um preço, mas eu estou te dizendo um outro aqui da minha cabeça! Ah, balãozinho de pensamento, não estoure!)


- Qual a tarifa mais barata para São Paulo?
- 170,20.
- Não tem mais barata não?
(GRRRR!!)


- Vende passagem aqui?
(Não, carne!)


- Você trabalha aqui?
(Não, estou fazendo um bico!)


- Senhor, o Check in é no próximo balcão!
- Não, não é em chequinho não, é em dinheiro mesmo!


- Qual o horário da sua próxima ponte?
- 09:10.
- Não tem um antes não? (RRRRR....)


- Eu tenho um PTA, mas não sei o número do vôo.
- O senhor sabe a data da viagem?
- Não.
- O senhor sabe o horário?
- Não, não sei.
- O senhor sabe o destino?!!
- Também não!
- O senhor sabe pelo menos seu último sobrenome para eu tentar uma busca?
(Não, balãozinho de pensamento, não estoure, por favor!)


- Eu vim pegar a passagem.
- Qual a forma de pagamento, senhor?
- Não sei.
- É um PTA?
- Não sei.
Com certeza é um PTA. (Essa é da minha época de VASP, Santos Dumont. Os mais novos jamais saberão o que é um PTA..rs)


- Vocês não têm como saber a minha senha por aí?
O que você responde:
- Não, senhor, sua senha é solicitada através do site!
O que você gostaria de responder:
- Esqueci em casa minha bola de cristal.


- Senhor, qual vai ser a forma de pagamento da taxa de embarque?
- Vai ser agora!


- O senhor vai ao próximo balcão, paga a taxa e faz o check in.
- Quanto é a taxa?
- R$ 7,20.
- E o check in?

Nenhum comentário: