Pérolas da Aviação

Trabalhar num aeroporto é algo, no mínimo, curioso. É lidar com pressão de horários, passageiros estressados, trocas de turnos agitadas, escalas de trabalho loucas e muita, mas muita, gente maluca. Claro que, para não sucumbir, pois afinal são 10 anos nessa vida, procuro fazer minha pesquisa antropológica básica, sem jamais esquecer da limonada feita com os limões azedos que encontramos no meio do caminho, no dia-a-dia. Afinal, a gente ganha pouco, mas se diverte! Portanto recline o encosto de seu assento e sinta-se à vontade aqui no nosso Pérolas da Aviação. Aperte os cintos e... voe alto!



quinta-feira, 22 de julho de 2010

PROVA DE CAPACITAÇÃO


Leitores queridos do meu Brasil varonil, hoje é dia de prova!

Quem te iludiu que a vida na aviação seria fácil?

Para poder continuar tendo autorização para ler este blog e, de quebra, ganhar uma carteirinha de habilitação para pilotar aviões, segue o teste abaixo enviado pelo professor Rennan.

Os cartões de resposta estarão disponíveis por 34,75 minutos.

No gabarito, apenas caneta esferográfica preta ou azul.

Celulares desligados. Nem foto-torpedos serão permitidos.

Olhar a prova do colega acarreta em falta grave.

Boa sorte.

Testes para prova de Piloto Privado / Comercial / Comissário / Lobby Lady / Agente, Supervisor e Gerente de Aeroporto (sim, porque reza a lenda, devemos saber TUDO):

1) Mesmo tendo recebido a radiodifusão ATIS, o piloto deve receber novamente da TWR:
a) Um pingado e um pão com manteiga;
b) O décimo terceiro salário atrasado;
c) Um CD do trio Parada Dura;
d) O ajuste do Altímetro

2) Quando existe uma aeronave acidentada na pista podemos considerar que o aeródromo está:
a) Azarado;
b) Com macumba;
c) Um lixo
d) Impraticável

3) Se as condições meteorológicas estiverem abaixo dos mínimos prescritos para decolagem IFR, as operações serão suspensas por iniciativa do(a):
a) FMI
b) Lady Gaga
c) Walter Mercado
d) TWR/APP

4) A aeronave a hélice fará o circuito de tráfego a...:
a) 1000 dedos da elevação
b) 1000 orelhas da elevação
c) 1000 mãos da elevação
d) 1000 pés da elevação

5) Na posição crítica nº 5, o comandante recebe :
a) A extrema unção;
b) Uma salva de palmas;
c) Uma espinafrada do pai da moça;
d) A hora do pouso

6) Poderá ser autorizado, com turbulência forte, uma aeronave ir para um nível de cruzeiro ocupado por outra aeronave, depois que esta aeronave informar que:
a) Usa REXONA
b) Esta se sentindo só!!!
c) Adora receber visitas
d) Atingiu outro nível

7) A aeronave utilizada na navegação internacional deve portar:
a) Uma lapa de jabá e um kg de farinha;
b) Um dicionário em Braile
c) Três camisinhas "novas"
d) Certificado da Aeronavegabilidade

8) Quando o piloto no solo, recebe um facho de luz branca contínua ele sabe que :
a) Deve pegar o microfone e começar a cantar!
b) Deve vestir a roupa e marcar o dia do casamento;
c) A policia esta chegando e é hora de dar no pé (digo: nas asas!)
d) Que o farol sinalizador deve estar quebrado! Pois deveria ser branco Intermitente!!

9) As frases de emergência são as:
a) Ài! meu padinho "Padre Cícero"!
b) Manhêêêêê !
c) Ai! Aiai! Aiai....!
d) Medê ! Medê !

10) Ao entrar no circuito de trafego , uma aeronave com falha de comunicação apaga e acende sucessivamente as luzes de navegação. Tal procedimento do piloto quer dizer que:
a) Colocou uns faróis maneiros e quer mostrar pra todo mundo;
b) Esta voando pela primeira vez e não sabe qual botão faz o avião descer !
c) A pista foi invadida por cavalos, e como não tem buzina, está tentando espantar os pangarés na base da piscada !
d) Necessita pousar.

11) Os Slats são estendidos:
a) Para secarem ao sabor do vento;
b) Para serem recheados com ricota, enrolados e levados ao forno por 15 mim;
c) Para não ficarem com cheiro de mofo;
d) Automaticamente, pela diminuição da velocidade.

Não aprovados no teste passarão na sala da diretoria. Fica na última sala do corredor à direita.

Um comentário:

André Philippe disse...

1- b (O décimo terceiro) Ou vc vai arriscar receber do AERUS?

2- a (azarado) óbvio.

3- a (FMI) Afinal, acidentes aéreos aumentam a dívida nacional. Ou não.

4- b (1000 orelhas da elevação) Orelhas sempre foram a medida universal de tempo, principalmente em ciências aéricas. (embora os aviões tenham narizes e não orelhas, mas enfim)

5- b (uma salva de palmas) Isso se ele não colidir antes, claro.

6- b (Está se sentindo só) Afinal, quem gosta de viajar sozinho, ainda mais num cruzeiro?

7- b (um dicionário em Braile) Braile é universal, então poderão se comunicar com cegos de qqr lugar em caso de acidente.

8- d (o farol está quebrado)

9- Todas as alternativas. Embora "Medê" faça menos sentido. Aliás, "Me dê" faria sentido se ele quisesse uma posição crítica nº 5 com uma comissária...

10- Todas as alternativas. E ainda poderia ser pq o joystick que ele usava no Flight Simulator era diferende do manche do avião em questão... Essa pergunta devia ser discursiva. ¬¬

11- Ordem correta: D,A,B,C.: "Os Slats são estendidos automaticamente, com a diminuição da velocidade, para secarem ao sabor do vento, serem rechados com ricota, enrolados e levados ao forno por 15min. para não ficarem com cheiro de mofo."